domingo, 31 de maio de 2020

Invisível

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5R8G7qzTXT6ydDKiaZnNHuixswMUVIWQiblY_s2GJl1rblcJo-8cTPESsepf8xox8wD0mvwJihlEI5gs87GXU2ba12EhsBnuDiwPsRA1jSFPEq_RNw3sQlCIED5WbbSHRrVPHHRal2TRz/s1600/poor-children-franz-von-felbinger.jpg


Invisível é a dor do outro

Invisível é a fome, tão íntima

É a humilhação rotineira

O frio do escasso/inexistente cobertor

Eu lho concedi este poder

Não vislumbro sua dor

Sequer suspeito sua fome

Ele está aí, não estando

Afinal não é belo

Enxergar nossa

Decadência!

quinta-feira, 28 de maio de 2020

Ontem, não sabia




                                                                                  Arquivo pessoal


Antes existia solidão,

Medo de ser só!

Mas tua mão encontrou a minha

Nossos sonhos se construíram

Sorrisos brotaram

E nossos corações dispararam!

Já não caminho só

Não mais o peito vazio

Encontrei aquele pedaço

De alma minha!

terça-feira, 26 de maio de 2020

Não sei



                 https://1.bp.blogspot.com/DmzcxbVCWuM/U_Y9c1sPEI/AAAAAAADX8U/dg538qTBjzI/s1600/10419459_1506967826183753_5632155062155314376_n.jpg

Hoje não sei se choro

Se comemoro

Ou simplesmente passo!

Não sei se dói

Se destrói

Ou se ergo!

Aprendi com as noites

E com os dias

Que nenhum é dono da alegria

Ela apenas começa e ilumina!

Então espero que surja

Na hora que for sorriso

Que brilhe os olhos

Que viva o coração!

Por hoje, sei não!

sábado, 23 de maio de 2020

- Reunião do alto escalão do escritório do crime -

     


                                                 https://www.cnnbrasil.com.br/politica/2020/05/22/assista-ao-video-da-reuniao-ministerial-com-bolsonaro



    Se não soubesse com antecedência que se tratava de uma Reunião Ministerial e o Presidente estaria presente, pensaria se tratar de qualquer coisa menos algo que se encaixasse no pomposo título! Seria o Encontro de amigos do bar "Último golo", Campeonato de Truco,  "Rinha de Galo", "Buraco" em família... Mas nada define melhor o que o Brasil e o mundo viu, como: "Reunião do Alto Escalão do Escritório do Crime". Eu sei! Faltaram os milicianos que atuam no Rio... Vamos lá, os trabalhos foram "abrilhantados" pela fala qualificada do presidente,


"O que eles querem é a nossa HEMORRÓIDA!” falando da eterna paranoia de perseguição por tudo e por todos!
 "Eu não vou esperar foder a minha família toda, de sacanagem, ou amigos meus, porque eu não posso trocar alguém da Segurança na ponta da linha. Vai trocar!" Para ele não importa  f* o país com a Polícia Federal agindo como guarda pessoal ignorando crimes de lesa pátria praticados por ele e pela família!
 "Se precisar, tenho certeza que as Forças Armadas vão cumprir o seu papel." É triste perceber que a instituição que deveria defender a Soberania Nacional, segue conivente com os desmandos do Planalto, deixando que seja dilapdado o patrimônio nacional construído com muita luta!
 "Eu sou o chefe supremo das Forças Armadas, ponto final". O respeito aos poderes ,às instituições é o dever das Forças Armadas, o que não quer dizer omissão ao seu papel de cumprir a Constituição Federal seguindo o humor do Chefe Supremo!
 "É muito fácil impor uma ditadura no Brasil." Sim desde que o povo esteja dormindo e seja acometido de uma crise de irresponsabilidade! Aí muito sangue pode rolar!
  "Quero o povo todo armado." A consequência seria uma guerra civil! Este sempre foi o sonho dele! Mas a vida não é um vídeo game!  Acaba o jogo e não reinicia para quem se foi! Aliás temos aí uma pandemia que já está vencendo o jogo sem a ajuda dele! Mais de 20 mil CPFs! Histórias inacabadas e uma conta que será cobrada de todos! Não precisamos de armas!
 "Eu quero todo mundo armado!  Povo armado jamais será escravizado. E que cada um faça, exerça o seu papel. Se exponha. Aqui eu já falei: perde o ministério quem for elogiado pela Folha ou pela Globo!" . O povo revoltado pode "encerrar" a trajetória de despostas! A história conta!
 "Quem é que nunca ficou atrás da porta pra ouvir o que a filha tá tramando? Tem que ouvir"

O "sinistro" do Meio Ambiente não ficou para atrás  nas sandices e maldades! Pareciam competir em vilezas!
 "Presidente, vamos aproveitar que a imprensa tá de olho no Covid pra fazer as mudanças na legislação e avançar na questão da Amazônia".
 "Enquanto estamos nesse momento de tranquilidade no aspecto de cobertura de imprensa, porque só fala de Covid, (podemos) ir passando a boiada e mudando todo o regramento e simplificando normas. De Iphan, Ministério da Agricultura, Ministério de Meio Ambiente..."
Deus tenha pena desse país!
Elika Takimoto resume a ópera dizendo que a delação do Moro está confirmada e estamos nas mãos de criminosos e genocidas confessos.’
Final perfeito!

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Eu sem filtro

 

                                                                       avatar pessoal


Em uma discussão com uma pessoa próxima ouvi coisas que me fizeram pensar.

"Você mudou muito"
"Você não era assim"
"Você não devia ter feito faculdade"
Essa última mexeu comigo!
Realmente, a graduação me fez questionar muitas "verdades" que trouxe até aquele momento. De repente questionava, argumentava, defendia pontos de vista! Meus valores se tornaram mais flexíveis e passaram considerar os contextos, as realidades, as verdades de cada um!  Mesmo quando contesto, tento entender o porquê da outra posição. Mas nem sempre dá para conciliar!
De verdade, nem sempre agrado! E é isso que incomoda quem me "conhecia",(nem eu mesma)! Não me calo! Calar já me fez chorar muito!
Me fez quem eu não queria ser ou fazer!
Não era eu!
Processo lento e longo de descoberta! Um pouco antes já escrevia sem compromisso. Um passatempo. Um bom tempo deixei de escrever, me esqueci do quanto  a escrita me fazia bem. Como uma correnteza a vida seguiu e redescobri as palavras! Sinto necessidade de escrever! Estou feliz! Me encontrei! Amo escrever e ler. Um hábito alimenta o outro. Não me preocupo se agrado ou não! Isso por que minha dor, só em mim vai doer! Se tiver de chorar, ou morrer de rir serei eu!

Caos

 

                                                                        https://estou-sem.blogspot.com/2014/08/caos-e-surrealismo-nas-pinturas-foto.html


Tudo de ponta a cabeça
O dito pelo não dito
não importa mesmo
não faz sentido!
o choro provoca riso
Sou contra do a favor
torço para dar errado
por amor!
Confusão se instalou
o lógico se confundiu
a civilização sucumbiu
receita a voz que mata
escravidão por opção
a paz que louva o canhão
num chão
que esquece que é nação
a arma no lugar da oração
a vida deixada na mão
criança morre
mais um negro no chão
vai passar de milhão
sem socorro, sem ajuda
sem opção
mais um cortejo de tristeza
neste injusto chão
caos, confusão
negligência, omissão!
Plano urdido pela ambição

domingo, 17 de maio de 2020

Conversa íntima

 

     
                                                                https://marketingland.com/wp-content/ml-loads/2015/10/ss-talk-conversation-speech-bubble.jpg


Depois de assistir mais um dos infinitos vídeos nesse retiro involuntário, refleti como chegamos nesse momento?
- A pandemia  é claro!
Mas o surgimento de um vírus desconhecido não é algo que me habilito falar, por falta de conhecimento sobre o tema. Falo do Brasil, que além de estar enfrentando um problema sanitário de grandes proporções, está passando por um "inferno astral" em vários setores! A sensação é de est"empacado" diante de um obstáculo alto o bastante para inviabilizar o salto, cercado de espinheiros dos lados dificultando atalho! Vem então a pergunta:
 "Quem nos colocou aqui?" Nos últimos quatro, cinco anos, nos preocupamos em odiar quem não apoiasse nosso ponto de vista! Esse sentimento era potencializado de todas as formas através de informações tendenciosas e irresponsáveis.
 Deu no que deu! Foram destruídas pontes, portas, pessoas, verdades que não fossem as ditadas! Argumentos,  foram deixados de lado por que portas fechadas não o ouvem!
 Mas cá estamos diante do muro e diante de um dilema - choramos nossa "sorte", ou juntos tiramos tijolo por tijolo do obstáculo? Não vale usá-los para atirar uns nos outros!
Vamos derrubar o nosso Muro de Berlim?

sábado, 16 de maio de 2020

Importa

 

                                               https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj3-r9rrr6U1gtSU13s7qTPDijJ6N06V3X1iAGGXEVYbi1K-vQ5MVa3hXJVL8olH8lguRAl4bY9jTGQPz5VQOuIetTtXaOCEM1j4FQG0aCcs3RK_F-HSnj_TybK1-_yxIhITVLmSrnZ7Xs/s400/racismo.jpg

  

Sabe aquela roupa? Aquela bolsa? Aquele celular? Aquele carro? Aquele negócio? Que tiraram seu sono. Concentraram seus pensamentos. Você precisava para ser feliz?
Seu sonho amoroso de um casamento com "pompa e circunstância"! Na verdade não era seu.  Era de outros. Quase sempre, somos a realização de sonhos de terceiros. Alguém bem sucedido, país exemplares,  filhos que orgulham os pais.
De repente uma praga assola o mundo e somos obrigados a rever nossos valores.
O que é valor?
 É o dólar? A bolsa de valores?
Um pão para um faminto?
O ressonar tranquilo do filho. Um beijo na testa da experiência. A certeza que as panelas cozinharão a comida que traz dignidade! Não! A certeza da saúde para lutar amanhã e proporcionar todos os outros!E aí, uma foice pronta para ceifar toda essa riqueza!
Que nos acordem desse pesadelo!
Nossa felicidade é bem mais simples! Carinho, sorrisos, cafunés, são gratuitos! Depois disso muitos ricos, ou que sonhavam ser, serão um pouco mais pobres. Mas todos terão o que realmente importa!
 A vida para recomeçar melhor daí!
Então, abrace quem você ama! Vocês venceram!

sexta-feira, 15 de maio de 2020

País doente

 



                                                 https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2020/04/17751867-1524x1080.jpg

Aferindo a febre, o termômetro reage ao quadro! Calafrios intermitentes, confirmam que algo não vai bem! Coração dispara a cada susto, e o responsável parece se divertir com o que vê! O médico, o segundo, assiste atônito à evolução da doença e os estertores do doente! Quem deu "carta branca" para esse irresponsável? Pelo vidro, distante um  assistência entre confusa, preocupada e alguns em transe, reage aos acontecimentos! E o pobre doente, espera qual a próxima solução mirabolante ou mais uma palhaçada ! 

Quando é que os lúcidos reagirão e resgatarão o doente?
Voltando dois anos, o País se preparava para mais uma festa! Opiniões diferentes se manifestavam apesar de a mais vibrante e popular ter sido calada, mas havia alguma esperança de que o bom senso prevalecesse. Ledo engano! A doença se espalhava e o ódio derrubava todas as pontes.  Muitas casas se tornaram campo de batalha... O senso crítico desaparecia a olhos vistos! Irmão estranhou irmão! Como reconstruir uma Nação?
As cores que uniam em momentos alegres e de vitória se tornaram declaração de guerra no "berço esplêndido" e a "mãe" não era mais "gentil"! "Irmãos" se odeiam!
Que praga é essa?
"E daí?"
"Não sou coveiro!"
Seremos muitos a chorar, por Essa e tantas mortes debaixo do Cruzeiro do Sul!

sábado, 9 de maio de 2020

Morte em vida


                                                                         https://www.uckg.org/pt/wp-content/uploads/2015/07/bpRandalFRENTE.png

 A morte "campeia"

Na Terra, nessa terra

Desde muito, muito tempo!

Onde a injustiça se fez chão

O grito de dor torna-se refrão!

Noite tapuia ou quilombola

Empresta o enredo a quem de fome chora!

Mas ninguém  atende ou se importa

Com o bolso sem bolsa

Seja de vírus ou inanição

De bala perdida ou endereçada

Quem nasce na terra brasilis

Carrega a cruz de todos os martírios

A mesma do seu certo sepultamento!

Nos pés  a marca das correntes

De herança a impagável  dívida!

Qual é  mesmo?

A liberdade do seu avô,  do seu pai!

A sua, seu neto já  deve!

Aqui já  se nasce contando o tempo que nos falta!

Morte em vida.

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Falso verniz


                https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi-Dac-PfiQRATyb1XMgWtTSSXxZdI5T7UZgesiFdnHUOo3Tgfyng6EcTb0ymHuidZGDK1yd4QeX88XS2K3i-MkAgCbBx8b8hKdc0NXPBusNmSfCVY6iQEXDERsSP4oZtqQEbKHj6m198Or/s1600/ser-o-que-nao-soua.jpg

Brilho que engana

Tenta ofuscar

Discurso sem lastro

Brilhante falso

Brasão,  comenda

Que esconde emenda

Cultura ostensiva

Precisa holofotes de sobrevida

A penumbra verdade

Recalque inveja

Luz natural

segunda-feira, 4 de maio de 2020

A esperança e a sombrinha

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjnGlDboL4oe71KkjJyf72Dc0sld9UylPvCC2Kg83XSPSbj_-AjPttZ6EKIEc0D1m6nxMq_D1pUz7BtnYX2-vbaLuDvCkhfsIwz98Zpi5saf4POeDg_Z4875BbNx_jzCrlJGDYMRmxTpMby/w1200-h630-p-k-no-nu/o+bebado+e+a+equilibrista.jpg

Agarrada na mão

Uma guarda a outra

Caminho incerto

Passos erráticos

No fim do fio a alegria sorri

Mesmo com as cicatrizes 

Das quedas

Nos olhos trazem amplidão!

Amanhã, com aprendizado doído

Recomeça  o caminhar resoluto

A alegria buscar!

sábado, 2 de maio de 2020

Insanidade ruminante II


                                                 https://pbs.twimg.com/profile_images/3231560220/4b31bace3fd21c043a4ad3862faf6e93_400x400.png

     E a sandice não  tem fim nesse hospício  sem placa chamado Brasil! Em meio a uma pandemia com a saúde respirando por aparelhos, o sinistro da saúde  nem sabe aferir a febre ou o telefone da farmácia! Sintomático! O responsável  pelo doente - o país - nega a doença, não acredita em remédio, nem mesmo nos cadáveres  acumulados  aos seus pés! No colo, não  tem mais espaço!

E daí?
    Decidiram investir mais em saude? NÃO?! O sinistro da justi$$a pediu demissão  e sacou a 9 mm  e "delatou" alguns podres do "ilibado" mito, sendo que o próprio  "delator" é outro mito! Já  imaginam a confusão  no pasto! A insanidade  provocou congestão  no ruminar e muitas coisas não  desceram bem! Resultado - "chifradas" ao léu! O "todo poderoso" sinistro precisou encarar a polícia  federal, que não  se sabe de um mito ou do outro, para provar o que "atirou/delatou/borrou" no ventilador!  Os ruminantes, nos "chifres", disputam  qual dos insanos/corruptos lhes representam  melhor!
Muuuuu!

Bom dia, DIA DA MULHER!

                   Arquivo pessoal  Bom dia! Levei um tempo em perceber a importância desse dia! Não  a data! A importância  por si mesma ve...