segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Estourado o cativeiro da 'Amarelinha'


 https%3A%2F%2Fwww.uol.com.br%2Fesporte%2Ffutebol%2Fultimas-noticias%2F2022%2F08%2F07%2Fcbf-divulga-nova-camisa-da-selecao-brasileira-para-a-copa-do-mundo-do-qatar.htm&tbnid=aGMcf1ZikCizVM&vet=1&docid=we-_fWu-kpGGvM&w=2625&h=3500&hl=pt-BR&source=sh%2Fx%2

No dia 24 de novembro no Qatar, às 16 horas de Brasília, foi estourado o cativeiro da camisa 'canarinho' do Brasil. 

Perdão pela linguagem policialesca. Sequestro foi feito pela malta neofascista uniformizada. Nem criatividade esse pessoal tem! Precisaram sequestrar a camisa, a bandeira, e até desperdiçaram o hino para um pneu...

Mas a crueldade do crime e com armas reais, calou o grito do torcedor, emudeceu a paixão de uma nação.

Nem exibem mais a orgulhosa flâmula e o agasalho da nação.

O Brasil, cabisbaixo via o fascismo exibir o produto do sequestro. 

O dia 28 nasceu ensolarado vestindo a amada capa verde e amarela. Vi rua enfeitada ainda tímida, mas apaixonada. Na cidade, uma profusão de camisa com o escudo da Seleção Penta Campeã! Quanta maldade fizeram  com Nossa Nação!

Mais uma vez a paixão, os olhos grudados no jogo, a bandeira é abraçada, e literalmente torcida, a respiração fica presa e a torcida louca para o êxtase do Gol!

Olha nós aqui!


domingo, 27 de novembro de 2022

Casaco marrom

                                                                  arquivo pessoal

 Acordei sorrindo, 

No cantinho do coração uma lembrança feliz de música e canto a dois...

Que bom dividir uma lembrança que não dividimos,

 Mas a canção, sim!

Momento terno e que a eternidade nos uniu. 

Agora o LP tem outro maior significado. 

É nosso!

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

O Brasil voltou

 

                                                                              Arquivo  pessoal 

 Depois de longo período
Olhar desenganado, perdido,
Teus filhos choravam de medo e frio
O berço esplêndido teve seu véu rasgado.
A cama fofa remexida.
Teus seios fartos eram negados.
Não era você.
Um opressor, um usurpador, um embuste!
Mentiu, sobre o berço,
Não acreditava na ciência,
Mangava da dor...
Aos berros se empoderou.
Se achou, se conchavou.
De saudade, o Mundo suspirou
A criança, reclamou o berço estranho
O véu precisando do cuidado do cerzir
O perfume do ar puro, a beleza do verde,
O banho fresco das águas,
O olhar  amoroso de mãe,
Reconheceu o choro doído
Faminto, mas ele mesmo.
O pedaço que foi arrancado,
Magrinho, descabelado
Engasgado de emoção!
Eu voltei! Nós voltamos!
Nos aconchegaremos no nosso berço.
No colo da Mãe Terra!
Somos parte, ela nos cuida.
Nos amamos e cuidamos dela!

 

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

O Gigante chorou

 

                                                               tumb do vídeo*

Escrevo quando algo me toca, me emociona, me indigna. Talvez o título resuma tudo isso, mas dessa vez, se trata de um incomodo. Quem sou eu para tentar falar do que levou LULA às lágrimas. Como poetisa não ousaria. A poesia e o choro são tão pessoais que talvez não os alcance. 

Estou falando de um gigante de alma e história que aprendi admirar faz pouco tempo. Primeiro a humanidade de gestos e fala, que me encantaram desde o primeiro discurso. Isso tem uns 3 ou 4 anos. Fiquei encantada com a fluidez da fala que tocava sem rodeios o coração. 

Me diriam 'fanatismo' ou algo da monta. Antes disso, aprendi a questionar, observar atitudes e fala. É pura emoção, nos gestos e poros. Poderia dar inúmeros motivos para ser muito mais que uma Lulista - não devo ser, por que essa definição ainda me incomoda. 

O motivo da escrita foi por que li em algum post por aí o nome do LULA escrito iniciando com letra minúscula. Como não é a primeira vez que leio escritos do autor, pensei em um lapso, mas logo vi que não era o caso, diante disso li outros textos do autor e isso se repetiu - duas, três vezes.  Intencional!

Isso é transformar uma pessoa em um objeto ou animal. Como sou uma afrodescendente e conheço o que esse tipo de comportamento ocasionou em seres humanos - avaliados em arrobas, destituídos  de alma, emburrecidos pela xenofobia. Me incomoda deveras, tratamento tão desrespeitoso com uma pessoa que será nosso Presidente pela terceira vez, que deixou o governo com 87% de aprovação e que mesmo com todas  as manobras para que não se elegesse teve a maior votação na República desde a Proclamação. Junte-se a isso o respeito Mundial e o reconhecimento De ser a pessoa mais indicada  para reconstruir o Brasil após o cataclismo Bolsonaro (maiúsculo pelo cargo). 

O autor supracitado, tem um ídolo de nome curto, mas que nunca chegou ser o personagem que inspirou o nome, deve ter ouvido a explicação do nome - incorporou, se sentiu, se achou. Mas aonde está? Talvez no Alvorada, trocando angústias com o que se despede. Quem sabe ajudando as ordens de algum general do Clube Militar?

Quanto ao colega, Márcia Tiburi, trata desse pensamento em "Complexo de Vira-lata, 2021. A Academia não perdoa  Lula ter maior torque intelectual que eles.

Para fechar, "Sir. Silva" se tornou "SIR. LULA" para o New York Times, antes disso foi capa da Time.


*https://youtu.be/MN6uXIPgr-g 












;

sábado, 5 de novembro de 2022

E depois do dia 30

 


https://www.google.com/imgres?imgurl=https%3A%2F%2Fimages.unsplash.com%2Fphoto-1585859389936-671c7bf67b3c%3Fixlib%3Drb-4.0.3%26ixid%3DMnwxMjA3fDB8MHxzZWFyY2h8MXx8bmFzY2VyJTIwZG8lMjBzb2x8ZW58MHx8MHx8%26w%3D1000%26q%3D80&imgrefurl=https%3A%2F%2Funsplash.com%2Fs%2Fphotos%2Fnascer-do-sol&tbnid=dQEQxeoF5jZo9M&vet=1&docid=sjlqxW5ekMcnZM&w=1000&h=1500&hl=pt-BR&source=sh%2Fx%2Fim

Em 2018, quando isso começou a vazar como algo que as fraldas não continham, um dos meus irmãos, o mais velho, alegou animado "muito bom poder ter armas para se defender".

Hoje depois de ter a sogra levada pelo Covid, de perceber que a vida ficou mais difícil, de notar que apesar de morar em uma cidade histórica, cercado pela opulência, temo que, se ele tiver na mão a tal arma, dê cabo na história.

Aí me lembro dos meus pais, e de todo o esforço para nos dar uma vida digna. A graduação não significou uma compreensão melhor do mundo. Não sei se Economia ou Administração, sei que ele vive na prática as teorias que aprendeu. Imagino que seja deprimente ver um a um seus conhecimentos nesse campo serem derrubados pelas evidências.
Não quero ser simplista, e deduzir a sensação que minha alma expõe. É muito triste! Desde o início disso, minha sensibilidade grita!
Então a notícia que uma criança é quase morta por que disse o que alguém não queria ouvir... Um recém nascido estava nos braços de alguém que queria exaltar um verme... Armas para se defender do que não quer ouvir?

Beijinho

            Chef e você   Fonte: Chef & Você https://share.google/pFsH921i1uXRz0ZjO Carinho leve Docinho com fiapos de coco, Prazer degu...