quarta-feira, 25 de setembro de 2024

De frente à deficiência

http://www.iobbauru.com.br/quais-sao-as-principais-causas-da-deficiencia-visual/

Fui acostumada a aprender com os desafios.  As questões  surgiam,  aprendia
com elas! Foi assim com a deficiência  de minha filha, foi assim com os desafios da vida. 
Sempre aprendi a utilizar a caneta  que a vida me dava. Em casa, as dificuldades  foram sanadas ao se apresentar.
 Reconheço  ser bem criativa  nas soluções. Marquei com minha filha um dia para sair e fazer as conpras da semana, enfrentar a rua, o supermercado mesmo com a dificuldade na visão, causada pela luminosidade.  Me adaptei e prossegui. Estou  cursando  outra pós-graduação e para ajudar com a coordenação  da escrita, estudo escrevendo. Não  fica uma maravilha! Mas vale o exercício. Hoje precisei ir ao banco desbloquear o cartão de crédito. Sem problemas! Mas minha vista me lembrou que não  conseguia ler, mesmo com o óculos. 
Assim a vida me lembra que o tempo passa, as condições  mudam  e eu continuo  o aprendizado. Sou alguém que se recusa a cruzar os braços  e se entregar. Limites,  apenas  aqueles  não  consiga construir outro  caminho. Dar a volta! Sonhando  e vivendo!

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Lixo

 

https://g1.globo.com/espirito-santo/especial-publicitario/prefeitura-da-serra/serra-sustentavel/noticia/2017/05/lixo-e-efeito-estufa-o-que-eles-tem-em-comum.html

De repente  me peguei  pensando  nele. Verdade! Não  pela consciência  ambiental  que comecei  a ter. Mas no significado  dele para cada um! Então  chorei ao reconhecer  o lixo de alguns. Eletrodomésticos que foram muito celebrados por pobres que lutaram  muito para ter esse conforto. Muita faxina, muito documento alheio, muito cabelo "feito", muita comida feita na lenha improvisada para que os filhos pudessem  estudar  mais que eles. Aí cresceram e cada um tomou seu  rumo. Outros  valores foram cultivados além  dos vasos da mãe. Talvez mais que compromisso do trabalho e do alimento do pai, além  da lealdade dos dois. Que pena o filho deixou de colher!

Hoje tesouros viram lixo para serem outros amanhã! Confesso  não  construo herança! Não  que o ladrão  rouba e que o banco finge  que vigia. Minha riqueza  busco e ensino é o conhecimento e que levo quando morrer! Distribuo sem miséria para quem quiser! O "lixo" reduzo cada vez mais.

domingo, 22 de setembro de 2024

Viver mais cedo

 

            Internet

Era uma das pessoas que mudava o humor com o Horário de Verão. Isto faz tempo, tempo de outra época, tempo de outros valores. Mudei tanto nos últimos  anos e esse foi um deles.

 Eu explico.

Além  das responsabilidades  que  assumi na vida, a alienação dessa época se tornou poeira e hoje ao pensar o que realmente  me afeta me essa mudança  é tão  banal... 

Tudo se resumia em acordar mais cedo. Existem pessoas que essa  uma  rotina é uma prática. O trabalho se inicia mais cedo, o que é compensado no entardecer mais cedo.

Mas a consciência política, ambiental também  surgiram  pelo conhecimento adquirido. Enquanto  me preocupava em manter  meu sono, não me preocupava com o mundo que deixaria  para minha  filha deficiente.  Não  me preocupava que futuro deixaria para quem vem  depois! Sei que nos ensinam a ser egoístas. Pensar apenas em nós  mesmos! O amor nos  ensina a ser melhor que isto! Quero que conheça  a delícia  de um dia ensolarado, a alegria  de um banho de chuva ou de cachoeira! Temos de deixar isso para eles! Me dói  pensar que por pequenas  mais importantes  coisas podemos priva-los disso! As coisas que pareciam vitais para nosso conforto  nos parecem pequenas quando comparadas ao futuro das pessoas que amo. Acordo mais cedo  hoje, em poucos meses volta ao normal e estará  mais próximo  o futuro deles! Teremos feito a diferença para vida deles.

Eu e todo mundo

            Arquivo pessoal 


 Eu e todo mundo estávamos precisando acordar com o barulho  da chuva! 

O céu  decidiu nos abençoar assim!

Meninos maus, destruindo o jardim,  matando os passarinhos. 

A mãe nos socorre com um banho e nos manda descansar... 

O barulho  da chuva Mansa nos embala!

BOM DIA!

terça-feira, 10 de setembro de 2024

Ideal de amor

 

https://ntcrcuritiba.com/2015/08/14/existe-amor-ideal/

Prefiro viver sonhos, descobertas e dividi-las  com alguém e não  anular todos eles por egoísmo  meu ou de alguém. Prefiro crescer tendo o céu  como limite e deixar que o outro voe e viva sua possibilidade.  Assim me conquistará  a cada vez que construir mais uma vitória,  pois eu estarei buscando ser maior para vibrarmos juntos.

Banhar-se na vida!

 


        https://cachoeiradoabade.com.br/

Sabe, tem uns 15 anos que fiz uma faxina de vida em uma mudança. Aí  entendi  que seria  por mim mesma. Cuidar das minhas filhas  claro, o mínimo  acordado com o pai aconteceu  e acontece. Mas daí aprendi  a caminhar usando os meus próprios  pés.  Quem falou que seria fácil?

A deficiência  pôs a prova todas competências  que julgava ter mas lavei o rosto  e descobri que precisava me graduar e me especializar para cuidar da minha filha. Com a cara e a coragem enfrentei a EAD pois tinha pressa  e urgência  em aprender para cuidar dela. Com isso aprendi  autonomia e ser pró-ativa. E da-lhe estudo, disciplina e compromisso. Assim me graduei. Ainda de beca iniciei a pós, precisava cuidar de minha menina que crescia alheia a tudo...

Mais estudo  e mais o choro  por me reconhecer  no aprendizado! Valeu a pena! Entendi um pouco  mais  a minha menina.

Mais uma faxina, dessa vez  me reconheci negra. Não  fazia sentido  alisar o que não  era liso! Comecei a deixar os cachos livres.  Estudar mais um pouco e me conhecer como negra. O que estava por conhecer. Outro banho, faxina, tomei.  Me deixei lavar, me conhecer,  me perfumar. Dessa vez foi mais profundo. Outras pessoas não  me reconheciam, nem eu mesma! Já  não  era quem fui educada! Reconheço que gostei! Nem por isso foi tranquilo. Continuou pesado, mas fez sentido.  Me senti feliz!  Agora buscava o aprendizado motivada. Queria saber e tinha propósito  definido. Não  era a esmo, ou não era por que a vida me exigia. Era por mim. Me apaixonei  pela  vida! Hoje, sigo segura meu caminho. Tenho gerência  de minha vida. Ela é  simples, não  sou rica e nem faço disto um fim! Vivo, eu e minha  filha com dignidade,  dou o melhor que tenho para nós. Precisei ter outros valores. Não  eram os que aprendi e sim os que nos fazem felizes. Por tabela, vejo pessoas felizes ao redor. Uma das melhores coisas que nos pode acontecer  é se banhar com as dificuldades, com as situações  adversas, aprender e se adaptar com elas. Vale muito! Um dia de cada vez! 

sábado, 7 de setembro de 2024

Preto no Branco

 

https://www.google.com/imgres?imgurl=https%3A%2F%2Fi.discogs.com%2FwSCTBKrrZTBc7DWEf01vs0xjXjRsOtKr69g3ZTc5-Zs%2Frs%3Afit%2Fg%3Asm%2Fq%3A90%2Fh%3A400%2Fw%3A400%2FczM6Ly9kaXNjb2dz%2FLWRhdGFiYXNlLWlt%2FYWdlcy9BLTU1MDE2%2FMzUtMTQ4NDQ0OTU4%2FMi04NzUxLnBuZw.jpeg&tbnid=dFqJbraa496pcM&vet=1&imgrefurl=https%3A%2F%2Fwww.discogs.com%2Fes%2Fartist%2F5501635-Preto-no-Branco&docid=VE37o9CXmaLn2M&w=400&h=400&hl=pt-BR&source=sh%2Fx%2Fim%2Fm1%2F4&kgs=4d7ce655bb6765ce&shem=abme%2Ctrie

Não  se trata de tomar posição. Muito menos  de desacreditar a vítima ou acusar o agressor. De qualquer  maneira vemos uma luta secular entre homem e mulher, poder e mais grave pessoas que são  referência para consciência  negra   envolvidas em algo longe da elucidação. Triste é perceber  que a dor está  alimentando quem suga até  a última gota de ambos. Espero que negros e negras não  se abatam e não  se desmobilizem diante massacre midiático. A causa é justa, a luta é antiga e a dor é sentida por todos. É mais assédio, o que  já é  gravíssimo. Mais uma vez o racismo que permeia todas as situações.

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Atenção no "Livre Arbítrio "

 

Brota na Serra do Lenheiro-  São João del-Rei 

Atenção  no "Livre  Arbítrio"

Nos  é dado o poder da decisão de como usamos nossa inteligência. Quando diante disso escolhemos  destruir ou preservar, temos na mão o que será  feito de nós! Se optamos pela destruição  decidimos  por nós  e pelo outro como consequência. Se escolhemos  preservar é uma chance a mais de reconstruir. Não  enriqueceremos, apenas  nos daremos a chance de um amanhã. Se cada um se perceber sujeito dessa LIBERDADE seremos ÁRBITRO no futuro  da humanidade! Mas se nos acharmos pequenos  para isso não  haverá  riqueza e poder que livre a todos do final.

Bom dia, DIA DA MULHER!

                   Arquivo pessoal  Bom dia! Levei um tempo em perceber a importância desse dia! Não  a data! A importância  por si mesma ve...