sábado, 30 de novembro de 2024

Vida em linha reta

                 Yasmim


 Não  tinha nenhuma noção  do que havia passado com os negros no mundo, sequer sabia ser uma negra! Uma das piores coisas que foi feita foi o apagamento dessa identidade. O que aconteceu para que meus antecessores, meus avós e os que vieram antes.

 Sempre  foram pobres e alguns deles escravizados. Por isso a dificuldade de encontrar documentos. Os que foram escravizados não tinham registro e se tinham usavam o sobrenome do senhor. Usavam apenas o primeiro  nome. Poderiam ter nascido no país ou em África. Os de descendência  europeia, se pobres, nem eram registrados, pelo alto custo do registro. Na verdade isso torna  praticamente impossível ter uma árvore genealógica. Busquei minhas memórias,  minhas vivências numa busca inglória  pela minha memória! 
Muita coisa aconteceu  depois alisar o cabelo praticamente  cinquenta  anos negando o que foi apagado. Fingia não  perceber, que mesmo de cabelo "liso" era escrava de um modelo para manter um ideal. Não podia molhar para não  desfazer o cabelo. Assim, não vivi a fundo muita vida para não  desfazer o sonho.
Quando criança, meu pai foi sócio  de um clube e frequentávamos a piscina, meus irmãos se esbaldavam e eu cheia de "não-toques" que são  comuns para as meninas, ainda não  desfazer o cabelo! Namorei, casei e recomecei, demorei a me descobrir, mas me libertei! Conheci a Sandra e a força dela! Tudo isso na adoção da Yasmim!

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Vamos falar de feriado

https://www.amperj.org/blog/2022/11/18/dia-da-consciencia-negra-e-comemorado-neste-domingo-20/
 Dia 20 de novembro temos um novo feriado nacional.
Faço  parte daqueles que não  têm férias, dirá  feriado! Mas deixando o cunho pessoal, vamos a reflexão:

Os que não  têm emprego, nesses me encaixo. Não  ter emprego, por não estar colocado  ou por estar desempenhando um papel impeditivo, neste caso cada um tem o seu porquê, tenho  o meu!

Tem o empregado que pode ou não  desfrutar deste benefício. Depende do patrão.

Ah! A dona de casa, aquela que faz sozinha todos afazeres da casa, não  tem férias  e, como dizia minha avó, “a barriga  não  sabe disso!”. Sem falar nas que  cuidam da casa além  de trabalhar  fora. Essas têm marido, filhos e contas.

Quem disse que não  têm problemas  femininos? Quem disse que não  sofrem racismo e discriminação? Todos os desafios  dos trabalhadores?Horário,  assédio de todos os tipos? Ainda sim têm disposição  para o dia que começa!

Voltando  ao feriado temos muitos, não  vou discutir  datas cívicas, religiosas, emendas, feriados prolongados. Nisso cabe outro texto. As datas cívicas, algumas são questionadas pela história, pelo contexto em que se deram. As datas religiosas, já batem de frente com  o tema religião. Cada qual tem a sua ou não tem!

Resta a Consciência  Negra! Esta é a data do assassinato de Zumbi dos Palmares em 1695. Questionamos ser marcada a data para o Brasil.  O Quilombo foi sinal de resistência   a escravidão no país. Por isso, não  só pela data  do assassinato de Zumbi, mas pela Consciência  que depois  de muito tempo desperta e o reconhecimento da negritude  que construiu com todas as raças o Brasil! Seja pela empatia pelo desafio em ser negro, seja para festejar  o reconhecimento! Somos uma mistura colorida, sem esquecer  o valor de todas. Muitos foram trazidos sem escolha, muitos já  estavam aqui,muitos degredados, muitos sequestrados. Precisamos dar dignidade  como hoje somos brasileiros! Precisamos nos olhar  no espelho  e reconhecer que pelo menos  um traço do outro  nos faz nação!

Orgulho do povo que nós somos,  de onde viemos! O Negro é uma de nossas  origens! Nos coroa com a diversidade, dá tom a nossa existência e garra ao nosso seguir!

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Vida "bonsai"

 

                Cerejeira  minha

Minha casa é pequena, de acordo com nossa necessidade e principalmente  de acordo com que podemos manter! Como disse uma amiga, "tem alma"! Curto bonsais, não  os originais, são muito caros e precisam de poda e tratamentos  adequados. Aplico a filosofia deles em minha vida. Eles dão  flores e frutificam em vasos! Assim tenho cerejeira, abacateiro, Mangueira, jabuticabeira, amoreira, laranjeira em 8 m²! Onde estamos, da onde estamos doamos o melhor  de nós.

COLCHA DA VÓ MARIA

Colcha da da Vó Maria DNA parte 2 Somostodos parte de uma Colcha tecida e vivida ao longo dos séculos! O tecelão caprichoso junta Cores, te...