quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Conto de Natal - o frango que sobreviveu duas vezes

https://images.app.goo.gl/1T6SeTXbda4i4nwW7

Tempos difíceis. Mas a família  ainda consegue  se reunir.

Nada muito  sofisticado, o prato  principal era um chester, aquele  frangão, que pode usar soutien...

O irmão  trouxe do supermercado, e avisou para mãe para colocar no forno  mantendo o invólucro  interno, com bastante antecedência. Assim o galinhão - não  foi informado o sexo - foi para o forno  às 18 horas. Feito isso, pandemia, lembra? Família  vacinada, poucas demonstrações  de carinho, medo. Espaço amplo e em pequeno  número, chegaram. Alegria, sorrisos, zoação, felizes  pelo encontro  muitas  vezes adiado. 

Noite I - Ceia

Alguma preocupação na cozinha, o 'personagem' principal já  assava fazia tempo (gás caro...), porém não  tinha a aparência da TV. Precisava se 'bronzear'. Os donos da casa estavam visivelmente  preocupados, por sorte, uma sobrinha  levaria um 'lagarto' - carne bovina- recheado. Noite agradável, mas já  se aproximava das 23 horas e o frango nada de pegar 'cor'. Chega  o lagarto. era visível  a euforia. Iniciou-se  a confraternização, risos e descontração à mesa e claro, lembraram do personagem que agora  era 'banhado' com a gordurinha depositada na embalagem. O anfitrião  gracejou "achei que teria de servir ovos, porque  o frango não  ficava pronto...". Servida a sobremesa  houve troca de presentes  e em seguida voltram para suas casas. 

O frango? Repousou no tabuleiro na temperatura  ambiente dentro  do forno  desligado, o resto da noite.

Dia II - Almoço

Apenas parte da família estava, outra parte, mas o personagem  central era o mesmo, agora já  pré-assado, e se bronzeando...

Conversa vai, prosa vem, muita animação! E o frango relaxava. Dessa vez não  haveria  o ''lagarto salvador" que foi  servido como 'beliscos'  para aperitivo. Preocupação! Os anfitriões buscavam alguma solução, quando uma prima sugeriu que fosse tirado o papel  alumínio  que cobria o tabuleiro. 

Finalmente  o galinhão, com o peito a mostra, se bronzeou! 

Alívio  geral! Se fartaram da apetitosa refeição...

Esse assunto  rendeu gargalhadas na última  reunião, com outro frango, assado e bronzeado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Vamos lá fazer o que será"

Hoje eu chorei

                Yasmim   Hoje eu chorei  Percebi que o olho esquerdo  dela ganhou a mancha branca da cegueira! Nunca em minha vida Sonhei is...