"Onde está o meu avô?"

     
                                   Arquivo  pessoal 
O moderno  e incompleto  1922.  A arte negra foi invisibilizada quando  artistas de renome nacional assumiram o protagonismo da Semana de Arte Moderna  em 1922. 
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Merecido o reconhecimento  da importância  do  "Aleijadinho" , negro escultor o reconhecimento  pelo  Barroco Nacional e não  uma imitação  do movimento  internacional.  Pena que junto dele não  louvou Lima Barreto, Chiquinha Gonzaga também  com o "defeito de cor", defeito  este que tinha peso maior que o talento que portavam.
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Este são  alguns nomes que graçavam a sociedade resultante da monarquia e do escravismo. Se alegam ter encontrado o verdadeiro brasileiro talvez devessem imaginar que o povo tinha sua própria linguagem  artística que se revelava nas ruas no público que não  foi convidado  para o evento. Na profundidade do país descobriram manifestações  étnicas, culturais, religiosas que não  tinham vez nem passaram pela porta do Teatro Municipal de São Paulo. A Arte Nacional não  passou e continua sendo negligenciada como arte.
                          Arquivo pessoal 
A manifestação  artística  nacional foi a partir  22 notabilizada, pelo movimento,  o reconhecimento  do Barroco Nacional nas obras de Aleijadinho  e da projeção  mundial dos artistas  brasileiros. Hoje fazemos justiça  aos que de forma discriminatória não  estiveram presentes no evento  por não  serem convidados.

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